MEDICINA HOLÍSTICA/PROSA I
Recomendo:
Vida Zen
Luciano Magela (Prof de Yoga) (@vidazen.yogaterapia) • Fotos e vídeos do Instagram
https://www.vidazenyogaterapia.com.br
Psicanalista
Aí está a raiz do mau: ser um PSICANALISTA. E com exceção dos Santos, dos Iluminados (cujos encarnados, em número, não dão para preencher as pontas que se tem no corpo: + ou - 20), se é um PSICANALISTA, e em tal conduta fica-se direto e reto a filmar/analisar o Outro, consequentemente a julgar, a classificar, a incriminar e daí a matar o Outro, na Sua essência - na Alma.
PSICANALISTA não é o doutor profissional diplomado pela cultura social não: os dependentes, aprisionados por Freud, Jung, Adler e outros. Estes são apenas os cultuados, estrelados pela "sociedade". PSICANALISTA sou eu, é você, o outro. O não Santo, repito. A diferença entre nós, PSICANALISTAS, é apenas quantitativa: quem se conduz mais na antenagem, na falação sobre o outro, e quem se conduz menos desta maneira, fora-de-Si.
Também Eu estou um pecador, por estar desviado do Caminho, de Si. O Eu necessita Ser Eu, essencialmente. Portanto o Caminho pra Mim não É o Outro, a Outra Coisa. Eu Sou muito mais, pra Mim.
Supervisão
É o que Se deve fazer: buscar Supervisão - uma visão superior àquela até então reinante, principalmente nOcê... prOcê. Cada um a Se/Ser Supervisiona(r) (do).
A Luz aumentando... a Consciência, devido a Compreensão. Esta o Remédio. O Remédio tá no ar, em Todo lugar. Deve-Se estar a buscar.
A necessidade É estar abrindo o coração, abrindo a cabeça!... Sendo receptivo, Sendo um para-raio de Luz. Elevando-Se como Ser.
É a base do Eterno, esta exercitação. No Caminho do Eterno, cada Um. No Caminho da Iluminação. A expansão do Ser.
Só através da Fôrça da Humildade É que Se É capaz de estar abrindo o coração, a cabeça. A força da vaidade, do orgulho, necessita estar Sendo transformada.
Eu, um Outro... só pode ajudar. Fazer É só Você, por onde - a Sua parte. Nem Deus faz pra Você, Jesus Cristo fala: "Eu Te ajudarei." - e não "Eu faço procê."
Portanto nem doutor, nem papai é pra fazer a cabeça de ninguém. Até o recém-nato É pra Ser possibilitado de estar firmando a própria cabeça.
Deve-Se estar Sendo um Educador, um possibilitador do Ser... acontecer. Você acontecendo, pois primeiro nOcê, pra dar certo.
FORÇA/HUMILDADE.
Universo
Viaje Eterna II
A Vida É um jogo. Sempre se vai jogando... com uma situação, com outra... com uma coisa, com outra... uma Pessoa, outra Pessoa, até descobrir (se vier a descobrir) que para ganhar só jogando, apostando essencialmente em Si. Nesta antenagem no mínimo 51% do tempo. Quanto mais, mais Você ganha - Verdade, nOcÊ. Ocê.
No jogo do mundo de fora a Si (fora-de-Si) a perda é o resultado. É muita enrolada que rola, muita trapaça que existe, enganação que dói. Credo! A coisa é feia no focar essencialmente (a maior parte da vez) fora de Si. Você sem Você fracassa na Verdade. Fica-se em pequenas verdades, na mentira - que É verdade, pois existe.
Só que "tem pernas curtas", né?! A mentira. Não vai longe, desmancha-se, cai. Necessita-se outra mentira, o mentiroso. Como tudo o mais, na semelhança que se É, a diferença de Uns pros Outros é no grau, disso ou daquilo em cada Um - mas Tudo, em Todos podendo Ser/Sendo...
Passos largos, sim, é pra se estar dando. A largura/grandeza maior é nas passadas no Mundo Interior a Si: em Você, o Mundo Mental, Espiritual aí que É Você. Largura paradisíaca pode Ser, É pra Ser. Você.
Estar se capacitando a tal, então, É a Sua necessidade. Resultado do Seu Trabalho 1º e Maior, pra Você: o Trabalho em Si, aí possibilitando a reparação do que esteja sendo necessário reparar - em Si. Deixe a reparação fora de Si pro Outro, cada Um promovendo o Seu auto reparo. Seja Você.
Verdade, Luz. Suavidade, leveza em Si: Você navegando... no Universo... em Si.
Universo
Tá no Ar
É uma questão de captação.... Tudo está aí. O Todo. Sintonize. Tá nOcê. NOcê. No Outro, nos Outros.... É pra cada Um sintonizar-se. Numa questão de sintonia fina. Em Si.. Tudo Pode.
Poder... Capacidade. Ser capaz. Pra tal, cabeça aberta, Coração aberto. Receptivo. Você um para-raios do Bem. Um passador do Bem. Obrigado por Você Existir. Obrigado Existência. Deus.
Para-raios do mau é pra ir ficando diminuto, ficando pra trás. Tendo passado, ficando passado. (Atentem pro gerúndio: é dinâmico, progressivo - pra cima e pra baixo. )
Mas é de baixo que Si chega acima, pois o Caminho é o do mau. Por tal, tem que se "sentir mal", "passar mal"... Ser passado pelo mau, para que esteja "caindo a fixa", obtendo a Compreensão, o Remédio.
Através da dor pra Si chegar ao Amor. O mau. É pro Bem, sendo transformado, na Compreensão de sua gênese. Pra tal a "Escola da Vida", a "Escola do Mundo".
O Remédio está no ar, em Todo lugar, através das lições do dia-a-dia.... a necessária Compreensão, para a necessária transformação pro Ser. Verdade... Natureza, Natural.
O artifício, o artificial quanto mais diminuto, melhor. Mais o Natural, a Verdade, pois o artificial é uma verdade menor, pequena. A Base, o assentamento deve Ser no Natural, na Natureza.
Só neste processo, em Si, para que em prol da SUSTENTABILIDADE também fora de Si, no Mundo Exterior. Todos os Seres Sendo... o mineral, o vegetal, o animal.
É o Paraíso... Sendo em Você, Sendo mais fora d'Ocê. Vamos Nos capacitar para que o Remédio esteja entrando mais na Gente para que estejamos neste Caminho?
"O Céu É o limite." Vamos Caminhando... Comungando... pra chegar lá. A Alá.
Universo
Ele É o Bom
Carteirada pra lá, carteirada pra cá... assim cultua a sociedade, esta é a cultura social. A do PODER, do Ter: Ter razão, Ter direito... Poder mandar, então. Escravizar, possuir, submeter o Outro. O Outro é seu submisso, seu "pau mandado".
Quanto mais submissos eu tiver, mais reconhecido, coroado eu serei. Assim desde a descoberta do poder de domínio da "pedra lascada" - da idade da caverna, então, o "Homo" já se manifestava burrus. A partir de Adão & Eva, o proibido sendo o caminho. Não existindo o Homo sapiens!
"É proibido proibir", no gosto do plágio. Pra mim pode. Eu quero PODER!
Este é o gozo, a satisfação. Eu quero mostrar o que "tenho".(?) Muito, bastante, bem... eu tenho bens: materiais, morais(?), intelectuais. Eu sou bão.
É a motivação egoística - "a sardinha na própria lata". E muito se é uma lata sem fundo: nunca enche. Haja sardinha! O Homo é o mala da lata.
O pior é que não há, não, milhares e milhares de irmãos não tem nem o pão, quem dirá uma sardinha! Uma vez por ano, festa. É a Festa da Sardinha, para muita gente.
O acorrentamento, o aprisionamento resulta em dor. A ferida vai se abrindo... mais dor, muita dor. É dor pra dá com páu. Dor de todo jeito, dor de todo tanto.
Para a reversão, para a Vida (Satisfação, Alegria.), a motivação É a Humildade. A Força da Humildade é que possibilita o diálogo, a Comunhão. Aí eu reparto o pão: uma sardinha pra mim, outra pra Você, uma outra pra Você! Ninguém ficando sem o pão, sem a camisa, sem a terra, sem o teto.
Todo Irmão de barriguinha cheia, na escola, no parque, com o seu Doutor... As nessidades supridas, ninguém em falta. Pra tal ninguém com muito, pois o excesso é que é o tóxico, que mata. Sem intoxicação Si vai "morrer de morte morrida". E É pra passar dos 100, de Bem com a Vida.Viva. Seja Vivo.
Bem Educado
"Você não entende, você é uma criança!", o "educador" comunica assim. Uma afirmação negativa para o educando. Este assim fica mal-educado. Fica com o mal, o negativo. A negação: é negado, nega então. Nega-fogo, o fogo vitalizante. A Vida.
O Educador necessita estar minimizando o mal na educação em Si. Ficando mais no bem educado. O mal ficando mais bem trabalhado: transformado. "Na Natureza nada se perde, nada se cria. Tudo se transforma." O mau no Bem. É pra Ser Bem.
A Vida É boa. É pra Ser boa. O Jardineiro, cultivador da mesma, Sendo mais bão que ruim. Pra tal, a transformação em Si sempre acontecendo! Ocê ficando bão... possibilitando ao Outro estar ficando bão!
E não tem idade. Tem É Comunicação. Num nível de inteligibilidade... em toda e qualquer idade. Em todo e qualquer sexo, cor. Tem é hora, jeito de Si Comunicar. E sempre está Si comunicando, muito muito não percebendo, não entendendo. Você muito fala sem saber o que tá falando. Comunicando-se com o Novo, o Velho...
"Quem não se comunica se istrumbica.", dizia o Velho-Guerreiro. É compreender o que que é istrumbicar, o que que É progredir, crescer. Não É numa Verdade Maior? "Cresça e apareça"... mas como um Sol, se possível. Brilhando, no brilho. Você É Brilhante. ´Pode Ser, É pra Ser Brilhante.
Plagiando o professor Pachecão: "Você veio das estrelas, nasceu pra Brilhar . E numa estrela não tem dinheiro não. Não importa a posse(?) que exista em Você, Você É pra Brilhar. Na Verdade, quanto menos possuír(?) mais Brilhar. Daí um Iluminado possui(?) uma túnica, um chinelo e uma tigela, na qual come e bebe.
Você É pra estar no Caminho da Iluminação, a partir do útero materno até a bengala. Conviva com o Grupo Saúde & Vida! Eu Te Abraço, Você Me Abraça. Abraçamo-Nos.
Seja Senvergonha
...pois a VERGONHA mata: morre-Si de VERGONHA, mata-Si de VERGONHA, Si mata de VERGONHA!
Sentindo-se contrariado através das perdas do Eu, aumentando-se o nível de contrariedade pelo aumento das perdas do Eu... aumentando-se a angústia, então (o "vazio"), consequentemente a tensão..., pá! A hipertensão, o infarto, o "derrame": morre o corpo. Morre-Se de VERGONHA.
A sua Filhinha... bonitinha, uma donzela, no início da adolescência!... em respondendo ao chamado sexual (natural), perde a virgindade(?). É descoberto o fato. Você, Papai, em "defesa da honra", para "lavar a honra da família", mata o Amor de sua Filha: mata-se de VERGONHA! Isto aínda acontece: a cultura social aínda é machista.
Você nasceu em "berço de ouro": sempre teve do bom e do melhor, "a pronto e a hora". Nunca passou vontade, do que o dinheiro pode comprar. Isto é a Vida, pra você - no contrário, não há Vida. Como o Mundo dá voltas, numa certa altura do campeonato, e como o dinheiro o fogo queima, o ladrão leva, a água carrega..., você perdeu tudo, ficou só com a roupa do corpo! Perdeu o dinheiro, perdeu a Vida: dá um tiro na cabeça, de VERGONHA, por não SER capaz de pedir uma esmola, e Viver: Se mata de VERGONHA!
VERGONHA por não Ser capaz de Viver batendo a mão no próprio peito, buscando a própria RESPONSABILIDADE: como permito a troca do mEu Eu?! Como possibilito a venda do mEu Eu?! Como Me prostituo?! E assim, sem VERGONHA de Ser um Pecador, um fraco, também..., na HUMILDADE, firmando a Vida, o Eu.
Universo
Sou um Desdentado
...Sou um semteto, Sou um descamisado... e o pior: existe dente p'ra vender, existe teto p'ra vender, camisa p'ra vender, no mercado! Mas este é centralizador, selvagem: os "ricos" cada vez mais ricos(?), os "pobres" cada vez mais pobres(?). Até chegar-se a uma Somália da vida: aí morrer-Se de fome, morrer-se de frio. P'ra que dente, farinha não precisa mastigar mesmo?! Mas de comer só farinha com água (poluídos, nem um sabão p'ra lavar as mãos) morre-se depois de inchado, afirma o doutor! Não se incha depois de morrer, como com você, "Primo rico", pode acontecer!
Pior ainda: Eu sinto igual(?) a você, Eu penso igual(?) a você, Eu sonho igual(?) a você. Um dos motivos da interrogação no "igual" é que Eu sonho com um bife a cavalo - e você, "Primo rico", não precisa sonhar com isto: você arrota camarão de verdade! Pode sonhar é comendo caviar, em alto mar... num seu iate de inúmeros pés de comprimento!... sem enxergar Irmãos seus, com o corpo todo sardento, por não terem dinheiro p'ra comprar nem um sabão, p'ra ficar... se não mais bão, menos ruim!
Depois Eu pego numa metranca, e com o ferro na mão (pois no tete a tete não dá, né mEu irmão: Eu comendo farinha, e você só Tiazinha... quem que vai dar? Eu sou "pobre" mas não sou bobo. Arrumo uma arma de fogo.)... vou estuprar sua Mina, roubar sua mina. Te minar, né?! Te sangrar. Fazer o quê... você não brinca de karaokê? Vamos brincar. Só que Eu jogo o mEu jogo! Não é só você que joga o seu jogo.
Moral da História: o não Ter é "um dos motivos" para um Transtorno Mental.
Universo
Hereditariedade Social
Passa de uns pros outros... todo e qualquer tipo de conteúdo, de todos os quilates, de toda quantidade. Também o nervoso pega, contamina... O Educando, o Outro, o social.
"Você me deixa nervoso!" Braveja-se... de nervoso. Se quer passar o Amor... só que se está muito incapaz. Passa-se o ódio. É a mesma moeda, só que de face invertida, no que tange a Vida, o oposto da depressão (morte).
O Grupo Sócio familiar é o 1º e mais importante para a transmissão através das vivências. Desde a idade intrauterina capta-se o astral (os valores) do entorno. Vai-se introjetando, arquitetando, firmando uma estrutura mental/personal, com o desejo de uma Individualidade.
A cultura social excessivamente impede a Individualidade acontecer, surgindo/alimentando a "contrariedade": a força-do-contra, a força negativa, sobre Si. Pode acontecer a depressão. É questão de grau: da angústia, passando pela tristeza, podendo chegar à depressão, até a nível psicótico, a ponto de poder se matar e levar consigo centenas, num só golpe...
... para a viajem ao Além, deixando para trás a Escola Terra. E esta é a Escola Maior, portanto nela é pra permanecer o quanto mais possível, aprendendo nas lições do dia-a-dia: ganhando Compreensão, a ponte pra a Consciência, pra a Luz, a Iluminação. Perto da Consciência Máxima, entrando na Consciência Máxima. É O Caminho.
Partindo do nervoso, chegando em Si a calmaria! A Vida! O Amor, então - que É o Respeito. Por Si, para Si, a partir daí pra fora-de-Si, para Todas as Pessoas, Todas as Coisas, as Situações. A Existência, assim, que É Tudo o que Existe - compõe, integra a Existência. A Vida.
O mecanismo deve Ser compreendido por cada Um. Assim sabendo como Ser.... pra se estar no Caminho da Ascenção. Aí a transmissão hereditária social sendo do Amor, da Vida! Muita Vida acontecendo, nascendo... A morte deixando de existir. Só Vida!
Vamos Viver?! Pra tal, aprender, com o morrer. É do negativo pro positivo, da treva pra Luz.
Vazio por Dentro
"Aperto no peito", angústia, tem como maior razão pra acontecer o somatório das contrariedades ao longo da Existência. É força do contra ao Indivíduo, que dói. Forças negativas, então. "A coisa fica preta", a ponto de pesadelos, noites mal dormidas, insônia.
"Tchau, amor, eu vou pra batalha." "Vou pra luta.", ao se despedir do cônjuge. É uma guerra de nervos danada, nesse dia-a-dia. É um "corre-corre", um "pega pra capá..." Muita machucadura, então, dor, passando-se aperto, apertado. Com medo - de dor.
Tudo por ignorância, devido a más compreensões, levando a corromper-Si e ao Próximo, o Semelhante. Ser corrompido, pois se é um veiculador das coisas. Passa de uns pros outros... Tudo. Pode. A Existên cia.
A morte é o que mais é passado, o Não, a castração. A morte na Individualidade, não possibilitando ao Indivíduo de Ser... mais Ele. Melhor Ele. Daí a pessoa aborrecida - com a dor, o sofrimento. Na essência sentindo como uma cruz pesada.
A ligação cultuada pela sociedade é "fora-de-Si" antenado, buscando, "arrumando (?)". Valores de outra natureza, então, do que a natureza em Si, que Si é. Valores artificiais para Si, assim. Ficando-se artificializado. A Natureza começa a morrer é aí.
Também a Natureza vegetal, mineral e animal como um Todo, é corrompida, destruída. Os rios estão muito mortos... os mares, oceanos... até os polares?! Tudo pra preencher o vazio de dentro do animal que se auto intitulou Homo sapiens, dizendo-se "o Racional".
Humildade pra estar reconhecendo nOcê isto, e aí ir se capacitando em prol do giro de 180%: de fora-de-Si para dentro de Si, e assim sendo mais humilde, mais natural, próprio, autônomo... de Verdade, então. Verdade.
Só a Força da Humildade é que possibilita a verdadeira Coragem pra superar a exigência social e estar trilhando o Caminho de dentro, e só aí encontrando Deus, no Templo Universal que Você É, este Mundo que Você É - que pra Você É pra Ser o melhor e maior dos Mundos.
Universo
Grupo de Estudos
Pessoas que Se juntam para estarem estudando... Juntar É somar, unir - multiplicar. Para tal, para o encaixe, o processo tem que Ser democrático: 50% + 1 pelo menos, dos Integrantes, para a firmação de um combinado, qualquer que seja. Assim o Respeito à maioria, não havendo a imperação, a subjugação da parte menor dos componentes do Grupo, pela parte maior: o desrespeito, que viabiliza o inverso, o racha. A separação, a desunião. O enfraquecimento.
Não deve-Se ler... nada. Deve-Se É estar estudando... TUDO. Ler É um ato superficial, apenas mecânico. Esvanece-se a leitura, perde-se.
Estudar É elaborar a leitura, esmiuçando-a, possibilitando a introjeção em Si daquilo que Você concorda, que "bate no seu Coração". Este, sendo uma bomba propulsora, espalha por todo o Ser (encarna) a qualidade vibracional, energética, a Força, o valor que existe no verbo (na palavra). Concretiza-se assim o enunciado: "E o Verbo se fez carne , e a Verdade passou a habitar entre Nós."
Uma nova qualidade vibracional, energética, um novo tipo de Força em Você. Numa Verdade maior Você Se transformando... E como nem mesmo o que existe em Você É Seu (Nada fica aí retido, aprisionado, parado.), tudo o que existe em Você É irradiado pro seu entorno, daí uma Verdade maior passa a habitar também em Mim, no Outro que com Você convive. É a Comunhão Existencial. A necessidade É compreender-Si nas trevas, para que a Comunhão seja de Luzes.
Clube de Serviços
Origem/Característica
0 Homem é gregário desde sua origem, impulsionando-se a viver em grupo, se relacionando (convivencial com os semelhantes. Daí o surgimento. juntamente com o Homem, das Tribos Primitivas, as quais, com as evoluções socioculturais, passaram a se diversificar em clãs, e mais modernamente em Famílias.
A Família. 0 primeiro grupo a receber o homem, quando de sua chegada a esta vida. E a Família tem "sua cultura". assim como todo grupo humano a tem. Suas normas, regras estabelecendo os deveres e direitos dos componentes - perfazendo assim um modus Vivendi, uma maneira-de-ser de cada Grupo-Família - de cada micro-sociedade.
Grupos-Família unem-se em determinados locais, constituindo as Comunidades, nas quais se vive em Sociedade. Quanto maior a Comunidade, maior a complexidade dos relacionamentos sociais.
Sociedade: trocas, distribuição de tarefas, tornando mais adequada a Vida: o objetivo que se tem nas convivências, justificando o espírito gregário do Homem.
Portanto, a dinâmica de funcionamento de toda Sociedade gira em torno de tarefas.
Muito mais do que pela preservação da espécie, toda Cultura deve ser volta da primordialmente para o Homem - Humanismo. Com esta característica universal, fica mais fácil entender um porque dos chamados Clubes de Serviços: agrupamentos estáveis de pessoas com a finalidade de Servir as Comunidades em suasnecessidades. Portanto, em ultima analise, Servir ao Homem necessitado.
Outra característica universal dos Clubes de Serviços deve ser a capacidade
de liderançadesenvolvida emcada um de seus associados, para que consigam mobilizar
a Comunidade em prol da satisfação das necessidades desta.
E para que os objetivos possam ser melhor alcançados, deve haver uma ordem, a qual possível através da orgaanização em torno da distribuição de terefas, sendo isto válido para qualquer grupamento humano com metas a alcançar.
Daí nos Clubes de Servos a necessidade do Presidente, do Secretário, do Tesoureiro, enfim de uma Diretoria encampando a tarefa de coordenar - a cabeça do Clube, o principal ponto de orientação a todo o corpo que deve funcionar para que o rendimento em prol das metas estabelecidas seja o melhor possível. Se a cabeça não funcionar bem, fica bem mais difícil de todo o corpo funcionar bem. Aí não deve falhar a "organização", para reinar a "ordem". E' importante cada um ser consciente do seu papel, procurando não desenvolver a tarefa do outro.
A "cobrança" deve haver: deve-se saber "embalá-la" para que se torne um choque afetivo positivo ao Corpo Total, impulsionando-o ao encontro de suas metes. Onde não ocorre a cobrança não ocorre a "estabilidade produtiva•.
Crítica/Cobrança
Havendo concordância com o até então relatado, conclui-se sobre a importância de se fazer valer a chamada "crítica construtiva". Mas para que ela possa realmente se r construtiva, deve ser exteriorizada e no lugar certo.
Não adianta eu ficar com as críticas que tenho. Não adianta eu colocá-las fora do local devido, nas chamadas "conversas de corredor, conversas do cafèzinho ou das mesas de cerveja".
Não, não! No primeiro caso, seria egoísmo meu, gerando orgulho o que é retroa limentado pela consciência e/ou necessidade de ser dono da Verdade. 0 que, numa verdade, im possibilita ao alcance virtuoso que se queira.
No segundo caso (fora do local formal de vivência do Grupo) seria já agressão. Também eu não permito que ele usufrua da minha consciência, mas me permito falar da consciência dele (ou da situação) longe do ouvido de quem pode se sentir agredido po r poder estar (ou supor-se) inserido na situação em pauta. Tende a impossibilitar o alcance do objetivo.
Como qualquer Grupo que tenha uma organização, o Clube de Serviços tem a sua c ultura. Só que de uma forma diferente da cultura da maioria dos outros tipos grupais. Ambivalente. Uma cultura de direito, para apresentar, e uma cultura de fato (a realidade de como acontece as normas, regras, a ética). Estas mensagens ambivalentes partem da Força: ao invés de uma valência, de uma Força, o que se tem é mais de uma fôrça , ficando desencontrado, dificultando o alcance do objetivo. A Cultura que satisfaz, é a qu e consegue unir, portanto não pode ter duas faces. Deve ser sem máscara.
Sendo assim, não importa o número dos que compoem o Grupo. Pois o que impor ta é estar-sepuxando para o mesmo ado. Ou melhor, a partir de um certo número de componentes, aumentando a complexidade da dinâmica do inter-relacionamento pessoal, torna-se mais difícil de ser conforme o apregoado, portanto de alcançar o objetivo. Fica mais difícil de trocar: dar e receber, ficando mais difícil a convivência, tendendo a levar ao oposto - a desagregação.
0 Homem voltado para o Homem. 0 trilhar desta prerrogativa é que não é fácil de se bem-fazer, com tendência a instabilidade, mesmo que às vezes oculta à"consciência grupal".
"Instabilidade grupal", instabilidade reflexa de sua célula, o Homem. Dificulta voltar para ele mesmo o objetivo de suas fôrças - êle num sentido grupal/social, não individual/egoístico.
A capacidade de liderança que se deveria ter em cada um dos integrantes do G rupo de Trabalho (outro nome) acontece estar com muita frequência inibida pelas própias dificuldades grupais - de convivência, oriundas de dificuldades individuais. Lide rança inativa, liderança perdida. Dificulta o alcance dos objetivos que se deveria querer, porque sem liderança não há ordem, por não se ter organização. Assim, como distribuir tarefas? A carga fica nas costas de uma parte do Grupo, comprometendo a sua potência positiva (liderança ativa).
Num
Num sentido grupal, mas em analogia com o individual, a cabeça do Clube de Serviços - sua diretoria, não deve ser composta par integrantes com a capacidade de liderança inibida, par ser o reflexo "no corpo" inerente, perfazendo urn Todo Grupal de feituoso.
0 que muito se usa é um desenvolver as tarefas do outro. Está errado, deve se r entendido. Propicia a ociosidade, a fonte de conflitos,
0 que muito se usa é um desenvolver as tarefas do outro. Está errado, deve se r entendido. Propicia a ociosidade, a fonte de conflitos, OS "choques afetivos negativos". Desagrega.
A cobrança deve ser instituída se se quer uma "estabilidade produtiva".
Escrever o Que?!
Eu não dou conta de Te enganar, de ficar mais na enganação. Falar sobre flores, sobre perfumes?! Cadê as flores, qual é o cheiro que rola? Portanto Amigos... apertem o sinto, pois vão ler o que não querem: a Verdade, a Realidade.
Na Medicina Psiquiátrica, o choque elétrico já era, o choque insulínico já era. É indispensável um choque - e de alta voltagem: o choque emocional, para que as fichas caiam, para que se coloquem os pés no chão.
O condutor deste choque chama-se ESPELHO. Mas não é este que Ocê tem no seu banheiro não, este do banheiro é de mentira, te mostra a menor verdade, a material. E não É pra Se Ser pequeno, restrito. É pra Se Ser GRANDE, Universal!
Para tal, só sendo espelhado, refletido, no âmago do Ser que Ocê É - pra ver aquilo que Ocê não quer. E assim não feder, não aumentar o fedor, imaculando-Se. O Espelho da Alma É a Existência - além de Você, prOcê.
TUDO o que existe compõe, integra a EXISTÊNCIA. O que Você ver de lixo fora d'Ocê, no Outro - procure n'Ocê, que Você vai achar similitude. Se É SEMELHANTE Uns aos Outros. Assim processando-se a LIMPEZA em Si, a remissão dos pecados em Si. Vai ficando-Se sem pecados. Sem sujeira debaixo do tapete: apenas escondida.
O Tratamento tem que AMARGAR... pra REMEDIAR. Tratamento dôce, não. É ENGANAÇÃO. O AMARGO em Si, por Si COMUNGADO/VIVENCIADO. Pra tal, só através da FORÇA DA HUMILDADE... a única que Te capacita a estar essencialmente em Si, e na parte carente em Si existente. Não Si É ONIPOTENTE, como enganosamente motiva a força do orgulho, da vaidade - e que trava a Caminhada, te mantendo em casamento com Narciso.
A necessidadde É do divórcio narcísico: Você pegando diàriamente o espelho, que EXISTE em Todo Lugar, e manter-Se questionando - Espelho mEu, Espelho mEu, cadê o FEIO mais aqui neste Eu? Assim a AUTOLIMPEZA, a IMACULAÇÃO - o murchamento da força do egoísmo, da vaidade. O engrandecimento da Força da Humildade.
Em Você, através de Você, a HUMANIDADE, a SOCIEDADE HUMANA então. Isto É mais Verdade, Amigos. É Viver. Gozar com Tudo(?), em Todo(?) Lugar - e não estar sobrevivendo, como é o que acontece. Fazendo de conta que tá gozando! Tudo isto apesar do ouro em Si - INDEPENDENTE do Ter, então. Viciado, apaixonado pelo SER. Assim É o Artista Essencial, da própria ALMA: aquêle capaz de viver (e não sobreviver), a partir da SOBRA do Ter. Este É O CARA. Pode Ser Você. Deve Ser Você!... À semelhança de Jesus Cristo!... e inúmeros Outros.
P.S.: NÃO RASGUE DINHEIRO. ABENÇÕE TODO o que tem na Sua mão. Por tal/para tal, faça uma oração diária, opostamente motivada como a dos nossos senadores, no nosso congresso (não merece C maiúsculo).
Ler o Que?!
É a sintonia... e a busca de Sintonia. No quê? Depende d'Ocê. O quê que Você quer... sintonizar? Ou quer uma Coisa, e sintoniza/realiza outra?! Aí é ruim, ehm?! Antes sintonizar mal, mas REALIZAR/AGIR A SINTONIA. Você mais Verdade, mais Forte. Aí de Verdade a Sintonia melhorando na qualidade. VIDA.
Tudo Aquilo que aumente Sua Capacidade para sintonizar a MORTE, em Você. Aí Você Capaz de sintonizar a VIDA fora de Você. Em Tudo, em Todos, em Todas as Situações. Fora do esquema do ATIRAR PEDRAS, então. Fora da MORTE, que essencialmente rola na cultura social: é de morte - de negação, de castração. De matar o Cidadão, a CIDADANIA.
Este É o Caminho das Pedras - em Si, nos ESPINHOS existentes... que compõe a parte carente. Que carece, necessita do Seu CAMINHAR. Assumir isto, fazer isto é PEDREIRA. Você necessita estar Si capacitando mais e mais, para tal. Através da palavra, também. Para que o VERBO se faça carne, em Você. E assim a Verdade habitando entre Nós.
.... É prOcê ler - ou melhor, ESTUDAR! Estar ESTUDANDO... sempre. Tornando-Se mais e mais capaz de Si ESTUDAR, assim. O livro, assim como Tudo o mais, pode Te ajudar. O livro pode Te ajudar a chegar ao "Tudo o mais" - não ficando no gibi, no romance, no drama alheio. A leitura do ALHEIO não Te possibilita ao Alá. Só o AUTOCONHECIMENTO. Distração MENOS.
Pra Mim o top É Osho e Krishnamurti. Até chegar LÁ, ESTUDEI um tanto em literatura de Auto-Conhecimento.
Homo burrus
É Celestial. É Infinito. Milhões de Sóis, de Planetas, de satélites! São Constelações, no plural. Não é palpável?! Não consegue sentir a Infinitude?! Mais do que vê? No que vê, se vê.
Antes de Ser Santo, São Tomé necessitava "ver pra crer". O Santo não necessita "ver pra crer". O Santo só crê. Se É um candidato a Santo. Se É pra Ser "à semelhança de Cristo". Se está no Caminho. É questão só de grau, de estágio da Caminhada - e ela começou no começo: no grau I, no 1º degrau. Se está subindo... e 1 passo atrás é pra que haja no mínimo 3 pra frente.
A questão é que o burrus está preso na finitude, no imediato, no imediatismo. A antenagem dos "normais" é na frente do nariz, no que pode pegar... e botar no bolso, ou seja, possuir - mesmo que ideias, sentimentos. Eu tenho. "Eu tenho o Poder, Eu tenho a Força!"
No que pensa que retém, possui... fica é possuído, retido, agrilhoado por aquilo que pensa Ter. Travado (lentificado) na progressão do Ser. Fica sendo pouco, no estágio de criatura. O Ser Criador esquecido, não operante.
Rastejante, ralando neste estágio, neste grau de evolução progressiva. Ele pensa que está gosando, gostando, ele quer estar gosando, gostando... mas não sai disso. Daí entediado, no fundo, no fundo.
Matado, na Essência... pela artificialidade. Primando pelo artificial, negando o Natural, a Natureza. A Natureza que Si É, o Natural em Si, primeiro e principalmente se nega, é negado pra Ser. Ele quer Ter...., mas não tem... o Ser.
A Liberdade É o resultado oposto ao da posse. Viabiliza a leveza, a suavidade... o goso, a satisfação - de Verdade. Perene, então... estável, Eterno! ... Em Si um Paraíso, a Verdade Maior. Trocar pelo TER?! Para TER?! Você deve Ser Homo sapiens!
A Verdade É mais que a burrice. A burrice É pra Verdade, É questão de transformação: do grau I ao último grau - o Celestial. Neste grau, o atemporal: o tempo, esta invenção do Homo burrus, deixa de existir - sem folhinha.
Sem calendário, sem mulher pelada na parede do borracheiro. A mulher pelada ficando no lugar certo, na hora certa, com a pessoa certa... em Comunhão, Sendo de forma "nua e crua"! ... Natural. A Natureza É Eterna.
Você integra a Natureza. Falta é sintonia, em você. Por não haver Capacidade pra tal: Ser Natural. Se está intoxicado pelo artifício do artificial. Falta de Compreensão, de Ciência, Consciência... para que se esteja em Comunhão Sendo o Homo sapiens.
Universo
Vida ou "morte".
Primeiro Você Sabe, É um Sábio. Depois Você Compreende, e só então Você Conhece, É um Conhecedor - da Coisa, da causa.
A Existência - o Universo, tem infinitas Coisas. A Existência, o Universo, está em constante e eterna transformação. É fluente, dinâmica, Viva. Uma coisa se transformando noutra coisa, uma situação em outra situação. "Direto e reto". Uma Pessoa se transformando nOutra Pessoa!
O estanque, parado, inerte - a morte, não existe. O átomo está em constante e eterna movimentação (elíptica), energizado, energizando - dando Força, movimentando... Tudo. A Consciência, que É Você, também Você... integrando a Consciência Cósmica, a Divina Você em Tudo, Tudo em Você, através de Você.
A necessidade É Ser Positivista: não negar nada, nenhuma Coisa/Situação/Pessoa. Tudo o que Existe tem o Seu porque de Existir - o Seu Pra que. Nada É, acontece "sem que nem praque". Acontecem para Nos ensinar... a ganhar Consciência, Luz. Iluminação.
Um Abraço Cósmico, inclusivista. É o Amor, o Respeito. O Sim, pois não preconceituações. A Vida.. Univerwsal, então, não?! Podemos Viver. Sobreviver, como "o normal", não. Que "só falta caír", é o "morto-vivo", até cair . Subir não, na Verdade, no Eu, é coisa muito rara. Você é puxado, obrigado muito e ser outra coisa, que não Você. Pela cultura social. A sociedade, pelo que cultua/cultiva, É doentia.
O Social, então, as Relações, necessitam ser tratadas. Pois Si É responsável, Todo e qualquer Um. Por tudo. Culpado, não. Ninguém. Por nada. Culpar É crucificar. Matar. E o jogo É para Ser pra Viver. Vamos jogar o jogo da Vida?
Universo
Céu & Inferno
Hoje aqui, amanhã ali... dispois de amanhã acolá... neste "Mundão de Deus". Assim pode Ser. Assim É pra Ser. Raiz sim, É indispensável, uma Base, que É pra Ser Nocê, Ocê. Aí, prOcê, o Mundo de Fora É uma maravilha, um bem-estar - Vida. Pode Ser onde for, como for.
O "Mundo de Fora" menos importa, menos dele se tem necessidade, então - aí É que É bão. Ocê. Mais Sendo dOcê. Verdade. Independente, "desmamado". Mais autossuficiente - mais Deus. E Deus não incrimina, não separa, não quebra. É Integridade.
Você Divino. O demoníaco em Você apoucado. É a questão da diferenciação quantitativa., pois qualitativamente se é semelhante: o Bem e o mau, o Belo e o feio... qualitativamente os 2 polos de cada "coisa" existindo - tudo, quase tudo, muito em todos, em cada um..
Si está no Caminho de Deus. Não importa o grau do demoníaco em Si.. O 1º tijolo é o mais debaixo, e é a base pra Si chegar ao último tijolo: o Céu, no Céu. Parte-se do inferno.. Portanto, não tenha medo do capêta - ele é pro Angelical. Você É pro Angelical. É grau.
Universo
Solitarismo II
Viver a sós... mais a sós, muito a sós... "É o bicho! "
No mínimo 51% do "tempo" antenado em Si, no Eterno e Divino Trabalho de auto reparação, de Crescimento, então. Você no rumo do Maior. Gozando... de Verdade, a Verdade.
Menos de 50% do "tempo" Você pode antenar-Si no Outro, no Mundo de fora a Si, no Mundo que É o Outro. E com capacidade de Comunhão, Partilhamento com esse Outro. Com esse Outro Mundo! Porque Você na ascendência, estando mais em Si do que fora de Si. Aí quanto mais, mais. Depende de quanto e como Você queira se Ascender. Mais uma vez plagiando: "O Céu É o limite. " Vá fundo!
Mais de 50% do "tempo" ocupado fora de Si : preocupado, ficando na angústia, aquele vazio dentro de Si. Também no mesmo esquema, quanto mais fora de Si existindo, menos em Si a substância que Você É. Maior o vazio, então o buraco, que pode ser sentido um abismo.
É Trabalho. Não dá pra resultado concreto dum dia pro outro: requer Trabalho, "tempo". A cultura social não É Unicista, Íntegra, Inteira. É quebrada, pulverizada.
Daí Você não deve tar na massa, ser um massificado: quebrado, triturado. Para não solidão, sim solitarismo - para estar Inteirando-se. Em Si É a Cultura, para o Cultivo... da Vida!
Universo
Lar-Clínica Persona
Venho desenvolvendo uma Medicina Social aqui em·Valadares desde março de 1981, sendo que desde maio de 1984 tem tido uma intensa orientação de Medicina Popular, desde quando então venho coordenando o desenvolvimento do Lar-Clínica Persona, uma Instituição de Medicina Sòcio·Familiar. No meu próprio Lar, estou a esperar por você, necessitado, para Lhe oferecer o trato, o tratamento que melhor puder estar à minha altura. Éo Nosso Lar, e a Nossa Clinica. A Medicina que eu represento trata a pessoa (ou um Grupo de Pessoas) a n ível bio-psico-sòcio-pedagógico. Isto é, no seu funcionamento a nível biológico, orgânico, da carne e osso - psicológico, mental, espiritual
(os nervos), Sòcio - social, na Família, no trabalho, escola, amizades, grupos em geral, sendo que o trato que eu ofereço é essencialmente numa característica pedagógica, de orientação, conscientização. Meu tratamento é possibilitar a Você adquirir uma Ciência, uma Consciência do que acontece em Você - de mau funcionamento. Os porquês, razoes, motivos dos maus funcionamentos de Corpo e Alma, possibilitando a Você muito Ser seu próprio Doutor, caracterizando uma Medicina Preventiva, não essencialmente curativa. Nossa Clínica funciona sohre urn lema: o dinheiro não deve ser a pedra no caminho. Se Você não puder pagar mais, por 30.000 será atendido, num tratamento caracterizado, pela máxima não di£erenciação entre Pessoas. A Clínica funciona de segunda a sexta - feira a partir de 8:00h-, pela manha, e a partir de 4:00h, pela tarde. Não uso telefone. Não uso marcar consulta. Éno esquema d e quem primeiro chega, primeiro deve ser atendido.
Estou localizado no Morro do Carapina, Rua Otoniete Fernandes, 213. Quando termina a Rua Barão do Rio Branco, você vira a dir·eita, subindo apenas urn lance de morro, numarua calçada, tendo defronte à Clínica, uma ampla área para estacionamento e manobra de carros. Espero por Você (necessitado). Tomara que eu venha a ser capaz de Lhe ajudar. Estou fora da cidade, em férias, de 21 de dezembro a 10de janeiro de 1986.
Universo
Curto e Grosso
São pessoas, não são Gente - o normal, a "massa".
Pessoa, persona, máscara, representação - é um teatro, um faz-de-conta.
Gente é Natural, Simples, humilde. Mais autossuficiente, independente. Próprio, Autêntico.
A Força da Humildade, a Força Divina, É a necessidade. A força do orgulho faz a calamidade, pois "compra-se Gente, ama-se coisas."
Universo
Do inferno ao Céu
Má compreensão (plural). Em Si, pra Si passadas, através de Si passadas. A Existência é Social - nos relacionamentos, onde Tudo é passado de uns pros outros. Caindo em cada um uma carga que o achata, te deixando dolorido, sofrido, triste, então - no que é devido à ignorância, conteúdo normal em cada um de Nós. A diferenciação tá no grau em cada Um, num Momento Existencial.
Supervisão é necessidade, e a Compreensão existente num doutor só adianta pro doutor. Só a Compreensão existente nOcê é que possibilita o adianto, a evolução do Ser que Você É. Assim em cada Um. E Você é Grande, é pra Ser Grande - aceitando e trabalhando essencialmente no pequeno em Você. Força da Humildade, a única que Te capacita a esta essencial antenagem. Auto ligação. Fique ligado...
... na parte carente em você existente: aquela parte que existe em cada um de nós, e que carece, necessita da Sua Compreensão, para a solução, o solvimento, desaparecimento do problema, viabilizando a diminuição da problemática (somatório de problemas), consequente aumento da parte resolvida, encaixada, casada - perfazendo a Integridade nOcê. Você mais Inteiro, menos quebrado.
Íntegro, assim, Vivo, vivaz... aceso, ascendendo... progredindo, evoluindo. A Graça cada vez mais em Si, através de Si. Você engraçado. "Cheio de Graça", à Semelhança de Ave Maria, pois a Graça tá no ar, em Todo lugar. A questão é capacidade: Cabeça aberta, Coração aberto, receptivo, então, pra que a Graça esteja entrando, passando através de Si.
Se está no Caminho do Céu. O tempo não existe, na Realidade. Se Si está no 1º degrau da subida, ou no último... é só questão de grau. De grau em grau Si vai a Alá, Si chega lá. Consciência: Ciência, Luz comungada... clareamento, Iluminação, Sendo à Smelhança não apenas de Ave Maria, mas também de Jesus Cristo e os Outros Santos. "Santo, Santo, Santo..." - é a Prece.
Só Vida
Pegue uma amostra de pedra, coloque-a no microscópio eletrônico, Você vai ver a molécula, Você vai ver o átomo, Você vai ver os elétrons - partículas em incessantes e frenéticos movimentos elípticos: energia, vibração. Com estes Seus pobres olhos (enriquecidos pelo microscópio), Você vai ver que a pedra É VIVA, Ela mexe, Ela move. Você vai concluir que a morte NÃO existe, só a VIDA... que É uma constante e eterna transformação. Tô conTigo, Lavoisier. Nem mesmo Você morreu.
Universo
Eternidade
Resto da matéria, a "Matéria"... É um material, através do qual É pra Si construir, edificar. Edificar-se, sim. Você, ecologicamente correto. A Vida Eterna acontecendo, assim. Tudo... e Você. Você... e Tudo!
Resto não Existe. O Todo tá na parte. Você faz parte, Você É pra tal. Primeiro e essencialmente em Si, pra Si. Daí o Outro bebe na Fonte... dá de beber! ... Assim a sede vai sendo saciada... a sede do Saber, e deixar de acontecer o "não sei".
Na Ciência, no Saber... na Luz do Caminho. No traçado adequado... pra Si. O Engrandecimento do Ser, na expansão do Ser. Você Grande. É pra Ser Grande. Enorme! O Universal, o Universo... em Si, através de Si.
E assim vai.... Eternamente!
Resistência
Espelho meu, espelho meu, existe neste mundo alguém mais belo do que eu?
Esta É a necessidade. Ser "o mais". Nesta faz-se "o menos", o outro é menor, os outros são pequenos.
Comprime-se, massifica-se. Fica-se uma coisa, uma massa... que é rotulada, essencialmente com um número. Fica-se um CPF, um RG.
Aí É um CPF p'rá lá, um RG p'rá cá... Brigas de CPFs e RGs! Sendo-se de papel. Fazendo um papel... Vários papéis! Começa-se a juntar papel, a somar papel, a contar papel! Se É de papel. "A coisa que se é tá no papel. Se quer TER, POSSUIR inclusive a Si, através do papel: "O meu Diploma é de Harvard!"
O papel moeda... o dinheiro. Eu tenho mais, eu compro mais, eu posso mais. Eu TENHO mais PODER! A centralização, a monopolização do TER. Até da Terra! A Mãe Terra... dividem-na, se quer POSSUÍ-LA! Um latifúndio... Corta-se a caudulência de Seus Rios... Canaliza-os, colocam-nos num tubo. Mata-se as florestas, a fauna, a flora. Produz-se os DESERTOS.
Este mecanismo sociocultural da "posse" É milenar, desde a pedra lascada, quando possuiu-se o Outro, dando-Lhe com uma pedra na cabeça! Provou-se o Domínio. E a partir daí a Tudo (Quase tudo) se põe a querer Dominar.. Ficou-se viciado no TER PODER. A partir da pedra lascada, ferramentas cada vez mais capazes de multiplicar o PODER DO TER.
Desde então ficou-se DEPENDENTE do TER: Ter sentimentos, ter idéias, ter condutas, vida, saúde. Faz-se "tudo", para se Ter mais e mais de "tudo". Ser o que mais tem. Uma compulsão por mais. É o excesso que intoxica, que mata - tornando-se a substância tóxica.
Esta É a pasta base: a droga da Ignorância, que troca o SER pelo TER - então inúmeras outras drogas, tudo com o objetivo de sentir que EU TENHO A FORÇA! Sentir, mesmo que na VIRTUALIDADE. Esta droga fazendo a cabeça, essencialmente através do verbo: pensado, falado, escrito. São os "encontros" para fofocar, para jogar conversa fora, para conversar abobrinha/botar a contabilidade em dia, dando-se corpo ao pensamento. Muito sendo regados a outras drogas: um mix de drogas de substâncias abstrata e concreta. Tudo para a cabeça, e a partir daí para tudo o mais.
Vai-se assim anestesiando-se, inebriando-se... bàsicamente pela droga da Ignorância. O Adicto/Doente RACIONALISA, JUSTIFICA, Se MANIPULA (daí Manipula o Outro). NEGA. NÃO QUER PEGAR O SENTIDO DO SER. ESTÁ POSSUÍDO PELO TER.
Daí o SER morre. A VERDADE "morta" você NÃO TEM. Nem o CORPO p'rá usar. Não É esta a realidade existencial? Sociocultural?: o NORMAL, o que rola, não É a doença, a guerra (que começa dentro da minha, da sua casa), a morte?! O NORMAL, o que rola NÃO É a Saúde, a Paz, a Vida: que É SATISFAÇÃO, FELICIDADE!
Homo burrus! O sapiens É mentira!...
Mas NÃO SE É CAPAZ de sair deste VÍCIO. Da superficialidade... do TER. O fundo, profundo!... O intenso, o extenso... O SER... carrega também DORES! E não Se quer TRABALHAR em Si. NÃO Se quer (Se é capaz) de mover a REVOLUÇÃO INTERIOR, a necessária, para que as coisas fora de Si se encaixem, fiquem encaixadas - casadas. E TER CASAMENTO É MENTIRA. SER CASAMENTO É VERDADE.
Mas para o SER É pelo Caminho das Pedras, dos Espinhos. Pelo Caminho Estreito - que são as feridas, o podre em Si existentes. E não se trata de uma ferida sem meter as mãos nela. Sem cheirá-la. Fechando os olhos para Ela. Então para o REMÉDIO, para a AUTOCOMPREENSÃO , só através da FORÇA DA HUMILDADE, pois É a única que Te capacita a estar batendo a mão no próprio peito e buscando... Sua RESPONSABILIDADE, Sua RESPONSABILIDADE... No mau, no desvio em Si existente, que gera a parte CARENTE em Si, que É A Estrada por onde Você necessita estar trafegando, essencialmente (a maior parte da vez, do tempo). Aceite o Orgulho em Si, para que em Si haja a HUMILDADE para A Caminhada.
Os Valores socioculturais SÃO INVERTIDOS em 180º? A necessidade É DESINVERTÊ-LOS em 180º então: do TER p'ro SER. Sem NEGAR, então. NADA. Em Si, È claro! No MUNDO que Se É - que É p'rá SER, prOcê, o 1º MUNDO, o mais importante. Daí É p'rá Se estar acudindo primeiro e principalmente as CARÊNCIAS aí, e NÃO FORA DE SI, no Mundo de fora, num Outro Mundo, que É o Outro. Daí o cessamento da guerra que É o resultado de querer mudar o Outro, a Sociedade, o Mundo fora de Si. NÃO se faz a cabeça de Ninguém. A necessidade É Você estar possibilitando "Sua" cabeça estar SENDO feita. Pela EXISTÊNCIA. Através de Tudo . P'rá tal, Coração ABERTO, Mente ABERTA.
Não deve-Se permanecer fora de Si, e sim ESSENCIALMENTE EM SI. SE LIGA! Só assim a Sociedade passa a ficar mais ligada. No Cidadão, na Cidadania! O Caminho ECOLÒGICAMENTE SUSTENTÁVEL. A VIDA! CASADA!
A Mentira
Entrevista a Jornal de Uberlândia em 28/01/2012
1) Nome completo e Especialização: Geraldo Magela de Oliveira Fernandes. Medicina Holística/Alternativa.
2) Como pode ser definida a mentira?
A confirmação de que não Se É PRÓPRIO. Grau de IMPROPRIEDADE, grau de mentira.
3) Por que as pessoas mentem?
Luta pelo Poder. Estar na frente, no topo, por cima. Ser, se não o MELHOR, o MAIOR. Vaidade, egoísmo.
3) Em Uberlândia em 2007, uma comerciante de 24 anos (na época) foi condenada por crime de extorsão. A comerciante forjou o próprio sequestro para conseguir pagar dívidas. A intensão dela foi extorquir o pai através de uma mentira. Gostaria que comentasse o caso e falasse do que leva uma pessoa a fazer uma coisa dessas?
Uma compreensão é esta pessoa estar veiculando o valor sócio-cultural (firmando/confirmando) do TER, mais do que o SER: um comerciante de SUCESSO tem é que estar multiplicando as "suas" lojas - para o "seu" Poder. Muitos estão moralmente desviados do SER em prol do TER a este nível, a ponto de não apenas roubar, mas até matar pelo TER, seja por TER a coisa abstrata (sentimentos, pensamentos/ideias/ideais), seja por TER a coisa concreta (dinheiro: casa, carro, comida, bebida... vestida, lazer, etc..
4) Também envolvendo mentiras temos um caso recente da falsa grávida. A mulher apareceu em todos os veículos de comunicação dizendo estar grávida de quadrigêmeos, apresentando uma barriga enorme. Fez todos ficarem sensibilizados, apresentou exames falsos, recebeu muitas doações (fraldas, roupinhas, dinheiro, etc.) e no final foi descoberto que ela nunca esteve grávida. O que você acha disto?
Extorquiu da Sociedade, não apenas do pai. Tem gente que vende a mãe por vantagens - pra ganhar... reconhecimento (narcisismo) se não "de ponta", pelas pontas.
5) Existe algum tratamento para as pessoas que tem essas atitudes? Mentir pode ser considerado uma doença? Psicoterapia essencialmente (na profundidade da profundidade do Transtorno). Uma fórmula medicamentosa especializada é pra ajudar. Pode, mas o Transtorno É mental, de Alma. A medicação é uma substância concreta, não transforma a substância abstrata que É uma mentalidade, uma Alma. E ainda costuma ser doce?! Não, remédio pra funcionar tem que amargar. Um espelho de ultra reflexão. Um bom Terapeuta.
Universo
A História do Avestruz
Fica-se ORGULHOSO, VAIDOSO.... no ORGULHO, na VAIDADE. Por
fora, p'rá fora de Si essencialmente voltado, ligado! Quanto mais OURO
mais sente-se GRANDE, no ALTO.
Mas... Castelo de Areia cai! Por quê? Veja a LIGA em Si, dentro
de Si, no Mundo que Você É. Quase que zerada. Por Você enfiar a cabeça
no buraco, fechar os olhos, para não ver o perigo que se aproxima, que
Te mata - que na Verdade Maior tá dentro de Você: a falta de combinação,
de encaixe, que constitui a parte CARENTE em Si EXISTENTE.
A PARTE que carece, necessita de Seu 1º e mais importante
TRABALHO - para a TRANSFORMAÇÃO na UNICIDADE, na INTEGRIDADE. Você
deixando de ser PEDAÇOS, que são fracos, desmoronam, caem. Ficando-Se
INTEIRO, FORTE.
Se liga, liga-Se em Si! Mas para tal Você necessita estar
desenvolvendo, cultivando a FORÇA da HUMILDADE, a ÚNICA que Te CAPACITA a
estar fazendo este CAMINHO DE DENTRO. Só nessa FORÇA que Se É capaz de
CONVIVER/COMUNGAR com a PARTE PROBLEMÁTICA/CONFLITUOSA em Si. Só NESSE CONVÍVIO
que acontece o EUREKA, a SACAÇÃO/COMPREENSÃO de Si - e aí SUA
TRANSFORMAÇÃO para menos CARÊNCIA, mais SUFICIÊNCIA. Só nesse CAMINHO
que Se cria bunda, ou seja, ALICERCE (assento) para que a CASA não caia -
pelo con trário, esteja ficando cada vez mais vistosa. Vamos nessa?!
Universo
Mulher Maravilha
Não é que se quer fazer igual a Natureza, imitar a Natureza... o pior é que se quer fazer melhor do que a Natureza. Se quer fazer mais Vida, melhor Vida, do que a Natureza faz. Se quer ser um Super-Homem. E o pior ainda: pra eu me sentir um Super-Homem você tem que ser sentido como um fraco, no mínimo mais fraco do que eu. E quanto você mais fraco... eu mais forte! Veja a motivação da luta, no que cultua a sociedade - a cultura social é do egoísmo.
É a motivação (motivo para ação) da luta, da batalha, da peleja no dia-a-dia. Virando uma guerra a realidade existencial que rola, a ponto docê sair e ter dúvidas se volta. É brabo a incerteza, inda mais essa da partida final daqui, onde se não deixa de querer a Vida, aqui (?) - e não no Céu. Agora aqui. Muito, muito depois lá. Pra que seja assim, por aí, primeiro Ocê tem que fazer Você, largar muito mais o Outro, a outra coisa.
Comungar, estar em Comunhão Existencial - com Tudo que esteja passando por Si, que esteja existindo em Si. Seja o que for, pois o que existe é para existir, tem o seu porque, praquê existir, que É deixar o Remédio, a Compreensão. A ponte para a Consciência, a Ciência, a Luz: o clareamento, o desembaçamento em Si. Desembaçado, clareado, leve, solto, gostoso. Em sintonia com a Natureza, aprendendo com a Natureza. No Processo da Cura.
Aí o "Mundo-de-fora" Sendo por Você possibilitado de Ser Natural - Verdade Maior, então. Você se firmando uma Fonte de Luz, possibilitando o clareamento no Outro. É a Sua parte, a Minha parte, a parte de cada Um - em Si promovendo a transformação do mau no Bem, do negativo no Positivo, do feio no Belo, e assim infinitamente. "Em casa lavando a roupa suja." Se purificando, no sentido da Imaculação. Assim de Verdade um Super-Homem, uma Mulher Maravilha. Dá liga.
Angústia
O vazio dentro, sentindo-se. É para tal. Não se deve de tal fugir, ele É o Caminho:
Falta o quê? Você tá aí, é Você? Ou você não descobre fora de Você o que pode Te preencher. Daí vai-se formando o buraco, dentro de você. Um poço.
Meia volta, vou vê?! 180º num sentido oposto ao socialmente cultuado: FORA DE SI. Fora de Si ligado/antenado/focado, buscando - trabalhando. Não É por aí, essencialmente.
Em Si, o foco 1º e principal Seu. Fora de Si É o foco minoritário, menos de 50% então. Assim Si descobrindo, firmando-Si. Não sendo então sujado/entupido pelo alienígena: o Outro, a Outra Coisa. Você cada vez mais imune ao falso, pra Você: a Outra Natureza, a Natureza que É o Outro, a Outra Coisa.
Próprio, Propriedade É o resultado do remédio. Repleto, então. Suprido. Aí Satisfeito, Feliz. Sem VAZIO. A Força de DENTRO...Sendo!
Assim É o 1º e maior Casamento. Só assim Si É CAPAZ de viabilizar o Casamento com o Outro, a Outra Coisa.
Vamos Nos Casar?
HIPERSONIA
As contrariedades, as forças que contrariam (impedem) o indivíduo Ser mais Ele, mais próprio, natural, Verdade então - forças negativas sobre Si, compõem os fatores energéticos/causais de imensa maior prevalência, e como qualquer outro tipo vibracional, de força, tem efeito cumulativo. É o que muito mais rola, e não as "favorabilidades", as vibrações/forças favoráveis ao Indivíduo Ser, fazendo com que a realidade na qual se encontra, a qual encontra-se em Si, "não seja bolinho". Não vale para Si, não é Vida - a ponto de levar a dizer que "é de morte esta vida". Daí a motivação a dormir, comunicando o "sono eterno". Muito fica-se cansado de contrariedades. Muito se está carente de Prazer, Satisfação, Alegria - de Verdade.
O Prazer, o alimento essencial, d'Alma, É a falta maior - do que deixa a Satisfação, no "estado de satisfeito". Feliz, a Felicidade então em Si. A Vida. A morte aí deixando de existir: só Transformação - pra melhor, pra Maior. "O Céu É o Limite."
Na falta da Vida, o que é que fica? A morte: a insatisfação, o "estado de insatisfeito", de tristeza. A depressão. Se está "no fundo do poço" pôr a cultura social estar no fundo do poço. É dor que dói. Não é fácil aguentar não - por se estar mal preparado/capacitado pra tal. Se é forçado, jogado pra horizontal. Como fica os "pé junto". Vida É Vertical: pra cima, pro Alto. Pra Deus.
Pro baixo é o rastejante, o inferno. Fica-se a ralar. Falta Luz, é as trevas. Fica-se endiabrado, por estar quebrado. Cruiz credo! Fica difícil abrir o zóio, manter o zóio aberto (enxergar) esta realidade. Daí muito sono, muita vontade de dormir. É gostoso quando se está dormindo... não se está sentindo o desgosto, o resultado da contrariedade.
Vamos acordar? Estar acordando, buscando o acordo... em Si, consigo. De bem com a Vida, então. Dormir só o necessário para a recomposição das energias/forças fisioorgânicas. Para o Despertar É Respeitar/Amar este "estado de morto", para Compreender com ele, sabendo então como "fazer a própria parte", "fazer por onde" estar ocorrendo a transformação do "morto-vivo" em Vivo. O processo de ressuscitação.
"Após 3 dias de elaboração, ressuscita-se dentre os mortos." É a Vida. É/Pode Ser assim. Confira. Deus Te Abençoa.
O diabo e a cruz
Foge-se de Mim como o diabo foge da cruz.
Errado. Foge-se de Si como o diabo foge da cruz.
Certo, porque Eu Sou Eu. Me ver É Si ver, e você Si acha sujo. Você não dá conta de Ser limpo. Você tem vergonha. Precisa Ser senvergonha. Seja senvergonha, pode chegar.
Batendo a mão no próprio peito, dizendo "minha Responsabilidade, minha Responsabilidade" pelo que esteja existindo em Mim. Aí sim, não Si considerando culpado, não tendo medo de Si, do conteúdo em Si. Não tendo medo de Si, não tendo medo de Mim, do Outro. Se abrindo mais e mais pro Mundo de Fora, pro Outro, um Outro Mundo!
"Cruz Credo" então deixando de existir, crendo em Si... na Fé... Confiança, então. Firmeza, segurança. Que bonança, o Paraíso!... Em Si, dentro de Si. Pouco importando se fora de Si esteja um inferno!
A vergonha Te manda pro inferno, a vergonha Te impede de Si assumir. E aí Você some - pro 5º dos inferno. Este sentimento é fruto da vaidade, do orgulho - motivação oposta à da HUMILDADE, a Força pra Vida.
Portanto, compreendamos: "Deve-se Ser senvergonha". Senvergonha de Ser pecador, sujador. Seja Você, no que estiver aí. Só assim Si Abraçando, Si Amando.
Você está assim ou assado hoje? Mais do que estar, amanhã É prOcê Ser Divino Maravilhoso. Sendo senvergonha.
Desconhecido
Você É um desconhecido. Posso até ter alguma impressão sobre Você, mas não tenho certeza, pode ser diferente, até pelo contrário. Você sabe que pelo fato de ser um desconhecido, Você causa medo? Mais acentuado no momento atual da História, tido como "fruto fracassado". Infelizmente o clima psicológico da Sociedade é este: de terror, pois o caos reina.
Mas Você sabe que não vou considerá-Lo assim? Como no embalo do clima reinante! Sabe por quê? Porque Deus deu-me a virtude da criatividade. Sabe, semelhante a "aquele jeitinho", que dizem arranjar o brasileiro. "Dá-se um jeito."
Estou deixando minha modéstia a parte com Você, pois, como falo, deve-se ter a Virtude da Criatividade, não o Dom da Criatividade, já que "Seres" bastante criativos geraram a bomba de nêutrons. (Olha como posso sentir-me estremecido!).
Então, qual a minha impressão sobre Você? Ora, como penso acontecer com o meu Semelhante, eu não quero ser estremecido. Portanto, quero adentrá-Lo com o pé direito, pois é a partir das preliminares que se começa a juntar pontos: positivos e negativos.
Antes de dar minha impressão sobre Você, penso ser mais coeso dar "uma receita" de como não enfrentá-Lo, já que a cultura brasileira diz não gostar de guerra. Sendo assim, o Primeiro Mistério é "não ter medo" de Você. Para isto, teremos de sentir segurança, o que só é possível tendo confiança em Nós mesmos.
Sentir segurança no meio do caos?! Como vamos confiar que chegaremos lá? O Segundo Mistério, para estarmos mais próximo do Harmônico, é proclamarmos a nossa Independência Individual. Do "Sistema", é claro! Pois este é o "concreto" do caos. Consumista: subjuga, tritura, engole, e ainda mostra que somos dejetos humanos, "expelindo-nos para baixo". Concordo com Você, e penso mesmo que toda Independência é relativa. Concordo com o Absoluto sendo Deus - o Criador.
Terceiro Mistério: agirmos sempre de conforme com Nossa Realidade, portanto dentro de uma relatividade, a qual nos dá "os limites de Nossas extensões". Portanto, melhor também das do Outro. Assim, quanto maior o nível de Independência da Personalidade, menos necessidades ela terá de enfrenta-Lo, mais capacidades ela terá de vivenciá-Lo. Portanto, de Amá-Lo, apesar do caos, mesmo em prol da Virtude de contribuir para o desmantelamento do caos: HARMONIA/PAZ.
Conseguindo-se desvendar estes Três Mistérios, estaremos no "Caminho da Semelhança" do Cristo: não há como ser estremecido, apesar da realidade ser um terremoto.
Minhas impressões sobre Você? É isto aí, vamos vivenciá-Lo, dando sempre ênfase no objetivo Virtude, pois o caos é verdade, e eu não quero me sentir em caos. Eu quero poder ajuda-Lo, porque Você precisa urgentemente hipertrofiar sua Virtuosidade.
Universo
O que pode causar depressão?!
Um somatório de contrariedades, de forças negativas, do contra sobre Si, que a partir dum tanto, dum tempo, peculiar em cada Um, vai-se ficando pro baixo, em down, passando pelos estágios de angústia, de tristeza, podendo chegar à depressão: é questão de grau do mal, em cada Um. Do jeito que chegar a mensagem, nalgum tanto ela vai funcionar: contribuir nos efeitos negativos e positivos. Só que a ignorância é tal, que o negativo predomina, de mancheia. É difícil de aguentar!...
...Por você não Ser capaz de Ser mais Você. Por você ser obrigado, forçado a ser mais de acordo com o outro, as outras pessoas. Você é vencido, desde tenra criancinha. E aí você de verdade, na Verdade, não Sendo Gente (Não Sendo Próprio, peculiar). Um Indivíduo: individual, muito, muito mais ... autêntico. Você é castrado pela cultura social, o que é cultuado pela sociedade, "o que rola". É a negação, a matação. Tadinho do Eu!!
Eu não Sou Eu, então. Eu sou você, você está em mim, eu estou em você. É o jogo social. Você não é Você. Você é um arremedo, em você: mais é o outro, em você. Aí é ruim, heim?! Fica o vazio dentro, por Você não estar aí. Em Si. Você está por fora, fora-se-Si. Eu estou muito mais por fora... repetindo, é questão do grau em cada um. Tem de todo grau de sintonia, tanto por dentro, quanto por fora.
Vamos ficar por dentro? É o melhor. Não por dentro da vida do outro, sabendo dos outros, do mundo de fora a você. Por dentro de Você, melhor lugar não há... pra Você. Seja Você. Muito muito mais Você... prOcê. Esta É a Verdade - pra Todos.
Aí sim, plenos: inteiros, íntegros. A integridade a rolar. Satisfeitos, Felizes! Quem assim vai pegar num fuzil? O fuzil é coisa de fora, Você estaria noutra, noutro Mundo, pouco importando o mundo-fora-de-Si. E a Felicidade É pra estar em Todo lugar, em Todo Ser: animal, vegetal, mineral.
É o Paraíso, em Você, em cada Um! Aqui seria um Paraíso, no "Caminho de Dentro".
Eu começo É de Mim.
Black out Mental
"Pode ser" cabeça cheia... de pensamentos. Preocupações, enchendo a cabeça. Esquentando sua cabeça, te deixando de cabeça quente. É sofrimento, causa dor. Consciência pesada... Pesa. Faiz faiá a memória, dá o esquecimento, o "branco".
E Você não é palito de fósforo pra viver de cabeça quente! Se queimando, possibilitando-se ficar negativo. Este é pra que Você aprenda, nas lições do dia-a-dia. Os porquês, motivos, razões... pra que esteja sendo assim, assado. "O Caminho É o dos espinhos."
Pois nada é sem que, nem pra quê. Tudo o que existe É pra Existir, tem seus objetivos: dar suas lições. O aprendizado, na Maior das Escolas, a Escola do Mundo, a Escola da Vida - com lições direto e reto, a todo momento. É questão de antenagem.
Liga-se em Si, liga pra Si... primeiro e essencialmente. Depois é que liga pro Outro, ligando-Si no Outro. No mínimo 51% nOcê, no máximo 49% fora dOcê. (em Si/fora-de-Si) Assim o seu Mundo eleito... e por Você. Se elegendo, então. A Maior Verdade. O Ser. Ser Você, prOcê.
E dÔcê sai o que nOcê existe. De todo o quilate: positivo e negativo. O de embaçado... o enuviado, obscuro. A inconsciência, também. É coletiva, mantem-se coletiva... social. Passa-se de uns pros Outros... e não apenas o positivo, a Consciência, a Luz.
Daí "Diga-me com quem tu andas, que direi quem tu és". Passa, pega, Você é um prisioneiro de um modelito - que é social. Se é modelado, artificializado. O Natural em Si castrado, negado - matado. Se é muito, muito, muito morto - na Essência, na Alma.
A ressuscitação É Verdade. A cada momento, a todo momento... Sendo, podendo Ser. Mais Verdade, mais Você. Você. Deve ir Si Capacitando... ao longo do curso - da Vida. Quanto mais Capaz, mais Verdade em Si. Aprenda isto, aprenda como.
Universo
Papai-Noel Suicida
É... tudo É possível. Até Papai-Noel suicidar-se! Mataram o Bom-Velhinho?! Não possibilitam mais Ele Ser Ele... no Polo Norte, só rodando o Mundo nos dias 25 de dezembro, anunciando/festejando a Boa Nova: o nascimento da salvação, do Salvador. O cultivo, a firmação do Cristo, do Ser Crístico em Si - em Você, no Outro, em cada Um, em Todos.
Negado, matado no âmago, na Alma, na Essência... pra quê o corpo viver: a verdade menor, a verdade material. E É mesmo por causa desta inversão de valores, do não-material no material, que Papai-Noel foi desterrado, arrancado de suas raízes, do Polo Norte, e obrigado a viver nas casas deste mundão de Deus(?) o ano inteiro!... ficando a se sentir como um peixe fora d'água, ficando triste, então, deprimido - daí com uma faca na mão, ameaçando se matar(?), se Você o Natal não recuperar.
E Natal não É presentes, Você não deve querer estar ganhando presentes o ano inteiro, estar desejando diariamente um Papai-Noel presenteador! O Bom-Velhinho passa o ano inteiro na sua Fábrica de Brinquedos, construindo agradinhos para as criancinhas, para Festejar melhor no dia 25 de dezembro, mais facilmente Ser implantado/firmado nos Corações das criancinhas do Mundo o Ser Crístico, Salvador... da Vida, da Alma.
Mas você, sessentão, eradão, quer TER mais e mais brinquedinhos. Qual o "seu" mais novo brinquedinho que está mostrando pros outros? Um carrão zero branco da moda? Porquê o preto na moda já era - agora a moda é carro branco, amanhã poderá ser amarelo, e aí você vai querer estar na moda, né?!... com o brinquedinho de última geração: o celular que também fala, a TV inteligente... e por aí vai, né? Duas gatinhas de 20 ao invés de uma mulher de 40...
Deixa de ser besta, Cara. Acredite em Papai-Noel de Verdade! Aí Você vai até dispensar o presentinho, mesmo nos dias 25 de dezembro. Vai deixar só pras criancinhas! Vai libertar Papai-Noel, salvar o Bom-Velhinho.
Criança anônima
Papai-noel, eu gosto muito do Senhor, porque o Senhor é do Céu. Eu quero pedir para o Senhor, que neste sacão que o Senhor traz de presentes para nós, o Senhor encha ele muito de Compreensão, de Respeito, de Amor para dar para as Gentes "Grandes", pois só assim nós, criancinhas, podemos sentir Tranquilidade, Paz, Vida.
Papai-do-Céu fala que é para nós Vivermos. E Viver não é brigar, Papai-noel. Viver é estar dando as mãos todo dia, é estar abraçando todo dia, beijando todo dia. E para as Gentes "Grandes" fazer assim, Papai-noel, o Senhor precisa trazer muita Força da Humildade, que é a Força Divina, para eles.
Assim eles vão deixando de ser orgulhosos, brigões, então. Deixando de se separarem um do outro, porque a separação não é coisa de Deus. Coisa de Deus é União, é Casamento - mas a força da vaidade mata para sempre o eterno, a eternidade. Deixa um bilhetinho junto dos presentes deles, Papai-Noel, dizendo para eles irem deixando de ser narcísicos e assim irem buscando dentro de Si, em Si, a presença do feio - que afugenta, primeiro a Si, depois o Outro.
Fala para eles não fugirem não, abraçando, Comungando com esta "banda podre" em Si, é que vai pintar a Compreensão, a Consciência, a Luz. E assim, Tudo ficando Claro, o Belo, a Beleza em cada Um deles. E o que existe na Gente é que a Gente passa para o Outro, né Papai-Noel. Tudo, de Todas as qualidades, de Todos os gráu.
E assim, a Caminho do Céu, a partir do Interior, o Natal vai acontecendo Todos os dias, o Ser Crístico, Um Cristo. E assim Nós vamos brincando, a Vida é uma brincadeira. No bilhetinho o Senhor fala para eles então não deixarem morrer a Criança dentro deles, em qualquer hora. Irem deixando morrer a Gente "Grande".
Feliz Natal Todos os dias, para Todo Mundo.
Universo
Chocante
O choque elétrico, o choque insulínico, na Psiquiatria, já era. Como Remédio pra funcionar, tem que amargar, o indispensável É o choque emocional/afetivo de alta voltagem, para que a ficha possa cair, para que possa-Si por os pés no chão - ocorrer o insight, o REMÉDIO.
O psicoterapeuta que passa a mão na sua cabecinha, que põe a mão no seu ombro, que te põe no colo... esse É muito de mentira. Saia fora dele, se Você não quer continuar na enganação, no esquema de "me engana que eu gosto".
Ressuscitar dos Mortos
Se está no Caminho... sendo crucificado... com o objetivo de Ser terminado/exterminado no Monte. Preso no lenho...quanto a Verdade em Si: A Natureza, a N ATURALIDADE. O Ser PRÓPRIO , INDIVIDUAL. O Ser Crístico.
Esta é a fenomenologia sociocultural normal, a que rola.: continua-se atirando pedras, conduta iniciada há milênios antes de Cristo, desde a descoberta da "pedra lascada" - se é motivado a enxergar o mau no Mundo Fora de Si, no Outro. "Ele é que é agressivo, ele é quem é doido, nervoso! Ele é quem tem que Si tratar." Tá criado o "Bode Expiatório" (pra pagar os pecados dos outros).
Assim eu, nós, não. Se é motivado a enxergar só o BEM em Si: "eu tenho que me eleger, eu tenho que ser eleito." Para esta corrida ao PODER (da Verdade?), faz-se conluio, para que Um seja o depositário da mentira, do mau, e assim apagando os pecados que existem também nos Outros.
Realidade assassina, de morte (?), esta realidade sociocultural: "Se é um morto-vivo, só falta cair. " A agressividade só não está presente no Santo, no Iluminado.. Na MASSA, nos comuns, em nós outros... ela faz parte. E a parte não é pra Ser negada/reprimida/abafada/controlada., pois ela integra o Todo, representa o Todo.
Sendo assim, Eu não devo atirar nem "a 1ª pedra", quanto mais permanecer atirando pedras! A necessidade de cada Um é estar batendo a mão no próprio peito... e não dizendo "mea culpa, mea máxima culpa" , pois sendo o fato social, coletivo, presente em quase Todos (exceção faz o Santo, o Iluminado). NÃO EXISTE CULPADO, este é um mito, uma mentira. Existe é o RESPONSÁVEL, por Si Ser um partícipe - e este É Todos Nós.
Assim é estar "fazendo a própria parte", uma conduta ESOTÉRICA, essencialmente em Si sintonizado,, e não FORA-DE-SI., numa conduta essencialmente exotérica. O das pedras, dos espinhos. " "O Caminho É o estreito, a graça então chega,, É mediunizada.: o remédio, a SAÚDE acontece. Si está no veio da VERDADEIRA RIQUEZA: a DIVINDADE em Si existente. É só não esquecer que "O Caminho É o estreito, o das pedras, dos espinhos. " E este Caminho está no Mundo Interior, em Você: a estreiteza que também em Você existe (aquela parte apertada, dos apertos), o conteúdo em Você existente que possibilita os tropeções, as quedas (a machucadura), aquela parte que pega, espeta, fere. A parte CARENTE em Si existente.
A Dor É pro Amor. A Doença é pra Saúde. Ame a Vida, não jogue pedras!
O Artista
Como Criatura, necessita-Se estar descobrindo... avançando, progredindo. Para a frente, pro alto. Assim do Maior Se aproximando! ... embebendo-Se do Maior. Seja através de qualquer tipo de manifestação, de meio... Sendo Você! ... É Verdade.
Não É pra Se ser um criado. Um tacanho, fechado. Rastejante, então. Aí na lama ralando-se, esfolando-se.
É pra Se estar voando..., nas alturas. No dia a dia, todos os dias. Achando Graça. Enchendo-Se de Graça, ficando Engraçado. Isto É Vida!
A ANTIARTE
É a do TER. Essencialmente TER, possuir. Perdendo-se a essência, a Alma. É a petrificação, o endurecimento do Ser. Estancando-se, ficando-se distante do Maior - distante de Si. Aí escravo do Outro, da outra realidade. Motiva o sobreviver. Sobrevive-se, com muito risco de Vida.
A ARTE
Viver, independente do TER. Deve-Se até Ter. Mas não como essência. Menos Ter, mais Ser.
Escola da Vida
Na compreensão de que Remédio é aquilo que remedia, que resolve, que cura... e que a "medicação" psicotrópica só pode aliviar, paliar... é um paliativo. Portanto é só pra ajudar, pode, ajuda, mas não É O Caminho, daí não é pra "toda a Vida". No que tiver que Ser, é por um tempo, que varia em cada Individualidade, em cada idade - momento. Em cada tempo.
Compreensão, Auto Compreensão - insight, É o Remédio. Pode crer. É crença (Fé). Aí tá menos na paliação, mais no Remédio. Portanto o psicotrópico deixando de ser necessário. O artifício, o artificial - o superficial, o menor. A Natureza ganhando, o Natural ... em Você. A Verdade. Funda... profunda! .... Por tal sendo profusa, contagiante no social - no seu Próximo, no Outro (s). Na relação.
Pra fora voltado, muito, muito mais, dentro de Si voltado muito menos. Si está por fora. Daí a desorientação, o transtorno na orientação - conflitos. Discórdias, negações - muito o negativo, firmando o "embaçado". O pesado na "cacunda", a cruz - vai-se levando um lenho! .... Não é fácil não, mas não é impossível não. É mexer/sentir no virado pra que possa estar "caindo a fixa".
Compreensão=Respeito=Amor É a base pra toda e qualquer Remediação. Transformação... do mau no Bem, da doença na saúde, da fraqueza na firmeza. Quanto mais no ponto da Fé... daconfiança, da autoconfiança... mais a Verdade, de Verdade. Aí deixando de existir a firmeza tipo prego na areia, pois a custas de bengalas. Querendo se sustentar através de bengalas.
O "eureca", a sacação, a autosacação passando a ser normal, no acontecer... acontecendo muito, a Luz, então. A Consciência, a Ciência. Portanto lições aprendidas, Vidas acrescidas. Tem que começar dOcê,, nOcê, primeiro e principalmente prOcê. Assim dOcê irradiando-se o conteúdo Vital, a Vida. É o Caminho da Iluminação. O curso final é Deus. O Divino em Você. "Pode crê".
Ciência Evolutiva
O Belo. Penso que dá pra refletir a partir do título acima. E acho bom frisar, de antemão, que existem várias tonalidades do Belo. Como o Belo é sugerido a partir do rótulo, vejamos algo de seus matizes, por detrás do rótulo
Bonito!... A Evolução através da Ciência. Quanta coisa gostosa a Ciência nos assegurou! Até mesmo nos impelindo a querer mais Ciência, mais Ciência!...
É bom o que é gostoso?
É respondendo a esta pergunta que o homem se embanana. (A Ciência e o Homem.) Não tem conseguido distinguir o que é gostoso, e que é bom, do que é gostoso, e que é mau. Muito pelo contrário, se visualizarmos os resultados dos processos evolutivos, científicos, de uma maneira geral, tomando como referência o Homem, já que "a Ciência é do Homem e para o Homem", verificaremos que são desastrosos. Ou o Homem não está numa situação desastrosa? Daí podermos concluir que a linhagem "do gostoso" pela qual tem optado não é da boa.
Gostoso mau? Como assim?
O automóvel é bom? Até que ponto? Mas pode ser mau, não?
No sexo também tem Ciência. Quanta coisa má pode ter no sexo!... Mas é gostoso, não é? Deve até ser bom!
A televisão... Que gostoso assistir a um bom jogo de futebol! Uma competição de Fórmula 1... uma novela... o filme... preenche. Mas... A televisão está dentro da Família! E a Família? Vai Bem? Não, não. O recheio necessário é de um "gostoso bom", não da televisão.
O que adianta as "conquistas espaciais", as perfeitas comunicações interplanetárias, se assim não conseguimos nos comunicar com o Semelhante que conosco vive?
Olha quanta guerra, quanto homicídio! Homem matando Homem! Além de não ser bom, penso também não ser gostoso.
Se fazemos algo que nem é gostoso e nem é bom, penso que podemos concluir que o Espaço Científico que deve Ser desbravado É o "interno" ao Homem, e não o externo a Si, o das estrelas. Para gerarmos CIÊNCIA BOA.
Sacerdócio Médico
Psicologia É o Conhecimento da Alma/ da Mente. Esta a essência do Ser, do Indivíduo - a Centralina, formada pelos sentimentos (desejos, anseios, vontades), e pelos pensamentos e seus derivados: sonhos, fantasias, raciocínio, juízo, memória, e mais.
A parte mais Viva (dinâmica, mutável) do Ser que se É: Si está em constante e "eterna" transformação. Lavoisier não foi desmentido. Uma hora Si está de um jeito, outra hora de outro jeito: um dia assim, outro "assado", e cada momento, cada estado de Ser sendo enquadrado, conceituado, rotulado de uma e de outras maneiras, o mesmo Indivíduo. Os CIDs (Código Internacional de Doenças). Não se deve tratar de doença, e sim do Doente.
Estamos tratando da substância abstrata do Ser, aquela sobre a qual Você só pode abstrair/imaginar, por não ser detectável por nenhum exame subsidiário, laboratorial: do sangue, de imagem eletromagnética, sonora e através dos sentidos (visuais, auditivos, olfativos, táteis e gustativos). A substância inversa da concreta, do corpo, que é palpável, tem cheiro, peso, Você vê: aparece em inúmeros exames subsidiários, laboratoriais.
A mutabilidade da substância concreta é mais lenta, parece até não existir. Na ignorância do Homo que se diz sapiens, se quer tornar estática/morta a Alma, a Mente, de um estado perene de Ser: esquizofrênico, por exemplo, depressivo - inúmeros outros rótulos/enquadramentos/conceituações, por "toda a Vida".
A substância abstrata mental, então, só pode ser examinada, trabalhada, por uma outra Mente - e como cada Mente É individual, peculiar, e a do Profissional Especializado "não é diferente", um Especialista hoje fala uma coisa, amanhã ele fala uma outra coisa sobre "o caso". Um mesmo Especialista hoje fala uma coisa, amanhã deve falar diferente sobre "o mesmo caso".
Eu Sou assim. No dia 21/09/2009 Eu falei uma coisa, no dia 16/04/2013 (três anos e meio depois) Eu falei uma outra coisa sobre uma cidadã . Uma das coisas que falei dia 21/09/2009 foi sobre minha receita de tratamento, através de consultas mensais. Só vieram a trazer Da. Senhora novamente a mim dia 16/04/2013, quando, dentre o que falei, repeti a receita de consultas mensais para o tratamento. Não mais conduziram Da. Senhora a mim, possibilitando-me, conjuntamente com outros fatos, a compreensão de que esta família só quer a manipulação do Indivíduo em pauta, e não primordialmente o Tratamento dos sofrimentos, transtornos na Cidadã: mau trato, bom tratamento não.
O Sacerdócio só possibilita ao Profissional Ser Médico do Indivíduo, e não do Estado, da família, de nenhum outro interesse, essencialmente.
Universo
conversa É fiada
Uma língua, um idioma ,é composto pela palavra falada, sonorizada, a palavra escrita (grafada), e a palavra não externada, o pensamento.
É uma coisa artificial, inventada para tentar facilitar a comunicação de uma pessoa com outra. Em cada ponto deste planeta inventou-se um idioma próprio, com uma sonorização característica, uma escrita diferente da outra língua, e você pensa na língua que você fala: o chinês pensa em chinês, o japonês pensa em japonês, o italiano em italiano, o francês em francês, e assim por diante. Mesmo num mesmo país há idiomas diferentes, como no Brasil existem o tupi, o guarani, o tupi-guarani, e outros, além dos regionalismos, das gírias.
Se fosse um fato natural da espécie animal que se é, não se necessitaria aprender a falar, a escrever. Nascer-se-ia sabendo, e a língua seria única em todo o mundo, como o é o latido do cachorro, o miado do gato, a comunicação sonora de qualquer outra espécie animal é a mesma, em qualquer parte do planeta onde exista tal animal: é da natureza do mesmo, não se precisa aprender.
Como a palavra não é a coisa, e sim apenas um símbolo que tenta significar a coisa, a situação, ela é mentira. Portanto toda e qualquer conversa é fiada, não adianta.
Universo
Pode Ser
"Pode ser" cabeça cheia... de pensamentos. Preocupações, enchendo a cabeça. Esquentando sua cabeça, te deixando de cabeça quente. É sofrimento, causa dor. Consciência pesada... Pesa. Faz faiá a memória, dá o esquecimento, o "branco".
E Você não é palito de fósforo pra viver de cabeça quente! Se queimando, possibilitando-se ficar negativo. Este é pra que Você aprenda, nas lições do dia-a-dia. Os porquês, motivos, razões... pra que esteja sendo assim, assado.
Pois nada é sem que, nem pra quê. Tudo o que existe É pra Existir - dar suas lições... O aprendizado, na Maior das Escolas: a Escola do Mundo, a Escola da Vida - com lições direto e reto, a todo momento. É questão de antenagem.
Liga-se em Si, liga pra Si... primeiro e essencialmente. Depois é que liga pro Outro, ligando-Si no Outro. No mínimo 51% nOcê, no máximo 49% fora dOcê. (em Si/fora-de-Si) Assim o seu Mundo eleito... e por Você. Se elegendo, então. A Maior Verdade. O Ser.
Universo
Diálogo É Verdade
Você não deve ser homem de palavra. A palavra mata, pois É matada, na grandiosidade da coisa, e Você É para Ser Grande, TUDO através de Você Ser Grande, Verdade. Natural, então, não artificial. A palavra É um artifício. Homem de palavra É homem mentiroso, então - de pequena verdade: É pouco homem, É muito "só de conversa".
O DIÁLOGO É TUDO, para tal muito pouca palavra: o corpo mais comunica, o olhar mais comunica, o gesto muito comunica. O timbre, o volume, a modulação sonora... comunica muito muito mais do que o "b a bá".
E o silêncio? "Vale muito mais do que mil palavras." "O silêncio diz TUDO." Para que exista DIÁLOGO entre duas ou mais Pessoas, É indispensável o SILÊNCIO. Pra tal Você necessita captar a Divina mensagem do "Seu" corpo, que Te apresenta 2 ouvidos e 1 boca, para que Você esteja ouvindo 2 vezes mais o tanto que Você estiver falando. Para que Você esteja falando a metade do tanto que estiver ouvindo.
Ouvir=Respeitar=Amar. Primeiro ouça o "Seu" Coração. Ausculte o "Seu" Coração, Si Respeite, então, Si Ame. Só assim Você será capaz de ouvir, de Respeitar, de Amar o Outro, a Outra Coisa, a Outra Situação. Só assim estará em Comunhão Consigo, em Si, com a Existência. Com Tudo, com Todos, com Toda Situação.
O DIÁLOGO É a ferramenta para o alavancamento para o alto, para cima, para frente. O DIÁLOGO É que viabiliza o REMÉDIO, o processo da cura.
Políticos
Antes da Posse:
O nosso partido cumpre o que promete.
Só os tolos podem crer que
não lutaremos contra a corrupção.
Porque, se há algo certo para nós, é que
a honestidade e a transparência são fundamentais.
para alcançar os nossos ideais
Mostraremos que é uma grande estupidez crer que
as máfias continuarão no governo, como sempre.
Asseguramos sem dúvida que
a justiça social será o alvo da nossa ação.
Apesar disso, há idiotas que imaginam que
se possa governar com as manchas da velha política.
Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
se termine com os marajás e as negociatas.
Não permitiremos de nenhum modo que
as nossas crianças morram de fome.
Cumpriremos os nossos propósitos mesmo que
os recursos econômicos do país se esgotem.
Exerceremos o poder até que
Compreendam que
Somos a nova política.
DEPOIS DA POSSE
Basta ler o mesmo texto acima, DE BAIXO PARA CIMA, linha a linha
Desconheço o Autor
Governo do Inferno
Lúcifer é o Presidente, por possibilitar extravasar através de si, o mínimo da Luz Divina.
Satanás é o Vice-Presidente, por possibilitar extravasar através de si, um pouco mais da Luz Divina.
A capetada são os Senadores, os Deputados, os Prefeitos, os Vereadores, de acordo com o grau da Luz Divina que possibilitam extravasar através de si.
P.S.: Se quiser, pode fazer uma comparação com o governo do Brasil – ou você compreende que o governo brasileiro é Angelical: dos Anjos, Arcanjos, dos Querubins.
Universo
A Síndrome do Ninho Vazio
Se quer Ter filhos... assim como coisas, situações... na cultura do "Ter É Poder". Eu posso, para tal eu tenho que possuír... Como eu quero é "Poder", me dói, eu não quero deixar de Ter.
Filhos também, não Si possibilita deixá-los desmamarem-Si. Fica-se agarrado, num agarramento... e neste viabiliza-se mais o negativo.: a DEPENDÊNCIA. Se é um dependente para Ser, pra Ter neste Mundo.
No que o ninho vai-se esvaziando.... vai-se esvaziando o meu Ter - até que pode me manter! Perde-se na segurança, o fora-de-Si, então sente-se o vazio dentro de Si. A falta na AUTONOMIA, então. Sendo sentida. Isto dói. É a dor d'Alma, a dor Essencial - a Central.
É Ter?! Eu vou Ter o Mundo... lá fora. Sai da casa original e vai-se fazer casa. Ter casa, é uma continuidade. Você senti que Tem, depois, senti que deixou de Ter. Vai deixando de Ter - a vida, como é sentida. Tida.
Na INDEPENDÊNCIA, na AUTONOMIA, no Ser. Vivo. É pra Si Ser. No Momento, então, no "aqui agora". A Toda Hora, Agora.. Daí não ter "vazio", estar É no sentido do pleno, da PLENITUDE. O Eterno, então, a Eternidade.
Isto É Divinal - o Divimo. E o Divino É cheio.... É Tudo, o Todo. Cê quer falar de Deus? Seja Você próprio. Aí Você Si comunica - o Divino.. Tem que sair então do não próprio, que pra Você é a não Natureza, e sim o artificial, O artifício.
Você É Verdade. Foque em Você., antenize-Si. Aí limpando a Casa, aí morando: quer dizer, essencialmente aí, em Si - menos fora-de-Si. Êta Mundo bão, Sô - Ocê É, PrÔce. Transformação... "direto e reto". É Vida, Iluminação. As trevas fora.
O demoníaco fora, na Transformação: da treva à Luz. O decaído tornando-Si Divino.. A Assenção. O "ninho vazio" ter ficado para trás - acabado. Você estar cheio... de Si. No ninho Maior, o Mundo Interior a Si.
Sendo nOcê... o Mundo!
Em construção...